segunda-feira, 25 de maio de 2009

Indecifráveis


Algumas pessoas são realmente intrigantes. Não, não seriam interessantes, são intrigantes mesmo. Antes decididas, nos surpreendem com suas atitudes. Às vezes, é bacana surpreender (assim como ser surpreendido) mas também é necessário mantermos uma lógica nas nossas atitudes e ideologias. Dizer e desdizer está se tornando cada vez mais comum. Será que é por que, muitas vezes, as pessoas não têm plena certeza do que querem/pensam e saem por aí proferindo palavras sem se preocuparem com o efeito que elas poderão causar?

Já ouvi dizer que aquilo que é dito não se apaga. Pode-se esquecer, mas ficou em algum lugar. O problema é quando quem diz esquece mas quem ouve, guarda.

Trocar de ideia é aceitável. Às vezes, durante anos pensamos estarmos certos sobre determinada coisa quando, de repente, percebemos que estávamos errados. Louvável reconhecermos nosso erro e, então, mudarmos nosso ponto de vista. Mas ter certeza de algo e insistir em errar é preocupante. Aí já entro em uma viagem que não tem resposta (eu, pelo menos, não tenho, se alguém quiser viajar junto sobre isso, ótimo!): Quem poderá nos dizer quando estamos certos e errados? Até quando o que é certo para ele será certo também para mim?

Ok, vivemos em uma sociedade permeada por leis e conceitos. Muitas vezes, acabamos por aceitá-los sem termos sequer direito à escolha (roubou? é crime, será preso, terá que pagar por isso). Mas e para os sentimentos e todas as demais coisas abstratas? Os conceitos de belo, feio, bom, ruim, quente, frio... São variáveis. Não temos o direito de dizer a uma pessoa o que é bonito, o que é bom... Talvez o que me agrada não necessariamente agradará minha amiga, meu tio... E nesse caso não existe certo e errado, são pontos de vista diferentes e, portanto, respeitáveis.

Quando o assunto é amor então, aí complica de vez. Aí não adianta tentar entender, nem estar certo ou errado. Amor é sentimento, logo, não se pode - e nem se deve - tentar entender. O melhor é sentir. Sem regras, nem pudores. Sinta-se bem. Sinta-se feliz. Mas, acima de tudo: permita-se sentir!

2 comentários:

  1. Amiga, vc anda muito blasfemê pro meu gosto... gostava do seu jeito despojado de escrever como no outro blog...
    Voltaaaaaaaaaaaa Danielaaaaaaa!!!
    Te amo miga... =)
    Saudades horrendas!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiii..permitir-se é tudo na vida mesmoooo!


    Bjoks =]

    ResponderExcluir