domingo, 14 de junho de 2009

Falsos Pinóquios


Você pode fingir, falar sem gaguejar, não ficar vermelho de jeito nenhum, treinar na frente do espelho, jurar por Deus mesmo sem fazer figas, colocar a mãe no meio, pensar num álibi perfeito, pagar para um amigo confirmar o que está dizendo e até se convencer de que está falando a verdade. Não tem jeito: a mentira tem perna curta.

Existe coisa mais covarde do que mentir? Pior são as pessoas que mudam a palavra por conveniência e chamam de omissão o que, na verdade, não passa da mentira mais deslavada possível.

É preciso ter coragem para assumir as coisas que faz, que fala, que sente. Não adiantar sustentar uma coisa a vida inteira, por anos e mais anos para, no final, alguém descobrir uma mentirinha, uma pisada na bola. Perdeu a credibilidade e aí, perdeu playboy!
Aliás, "mentirinha" não existe, né? Mentira é mentira, porra. É a mesma coisa de chamar um gordo de "gordinho", um cara +/- de "bonitinho". Mentira é o tipo de coisa que ou é ou não é. Sem diminutivo, sem essa coisa hipócrita de "mentirinha".

Existem as mentiras necessárias? Opa! Quando queremos fazer surpresa para alguém (festa de aniversário, por exemplo, tem que mentir pro aniversariante não desconfiar de nada). Mas depois compensa ter mentido e a pessoa "enganada" nem vai considerar aquilo como mentira. Foi fofo, poxa!

Os reality shows estão aí para vender uma coisa verdadeira, para fazer a gente pensar que, independente do tempo, ninguém consegue segurar uma bandeira de algo que não é: a máscara cai. Independente do quanto "reality" esses programas são, as pessoas começam a se mostrar, a lavar o rosto e finalmente se expõem.

A verdade sempre aparece, não adianta querer esconder. É tão bonito ser 100% verdadeiro, né? Se não sente, não fala. Se não quer, não topa. Se não tem certeza, não demonstra. Permita-se ser você mesmo, doa a quem doer. Momento clichê: é mil vezes melhor magoar com a verdade do que iludir e agradar com uma mentira.

Pinóquios: simplesmente lamentável! Cresçam, amadureçam! Façam valer a pena! Sejam vocês mesmos! Adquiram amigos e admiradores que saibam, pelo menos, quem admiram, ou seja, mostre a sua essência.
Ah, sim. Eu já menti. Várias vezes. Mas quer saber? Sempre me arrependi. Acho que aprendi, viu?

Tem coisas que não me descem, mas nem com um copo de Coca-Cola de 500 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário